Como predefinir informações de contratos de suprimentos?

O cadastro de contratos de suprimentos pode ser moroso devido a quantidade de informações a preencher e muitas vezes a empresa adota certas padronizações que se repetem para todos os contratos, havendo um risco caso alguma dessas informações não seja preenchida.


Visando ajudar nessa questão, temos parâmetros e configurações que padronizam certos campos ao cadastrar novos contratos.


Cadastro Inicial do Contrato:


Padronizar a “Situação da empresa” de cada usuário/perfil no cadastro de contratos.

Autorização de usuário/perfil “13. Poderá incluir/consultar/editar somente contratos na situação selecionada.”.

A autorização pode ser definida em Segurança> Autorizações > Usuários ou Perfis > Suprimentos > Contratos, onde o usuário/perfil pode ser predefinido para consultar e cadastrar apenas contratos na situação da empresa contratante, contratada, ou simplesmente não ter a autorização marcada e conseguir consultar e cadastrar ambas as situações. 

 

Padronizar o “Tipo de item” no cadastro de contratos.

Parâmetro “147 - Padrão de tipo de itens para contratos no sistema de Contratos e Medições.” 

O parâmetro pode ser acessado em Segurança > Administração > Parâmetros, onde o tipo de item poderá ser padronizado entre as opções “Insumos” ou “Serviços”.


Impostos e Valores Permitidos para o Contrato:


Padronizar os “impostos” no cadastro de contratos e definir quais valores são permitidos nos itens (mão de obra, material ou ambos).

Essas padronizações serão feitas com base no “Tipo de Contrato” selecionado para o contrato em questão.

Os tipos de contrato podem ser configurados em Suprimentos > Contratos e Medições > Contratos > Tipos de Contratos, onde cada tipo deverá ter definido o “Valores para contratos” e os “Impostos padrões para os contratos”. 



Com isso, ao cadastrar o contrato usando um tipo específico, os preços permitidos para os itens seguirão a definição dos “Valores para contratos”, e cada obra inserida no contrato receberá automaticamente os impostos predefinidos.


Caução de Contrato:


Padronizar o “Documento para os títulos” de caução dos contratos.

Parâmetro “52 - Código do documento para títulos referentes a caução”. 

O parâmetro pode ser acessado em Segurança > Administração > Parâmetros, onde a opção poderá ser padronizada selecionando um Documento cadastrado com a configuração “Documento de caução”. Os documentos são cadastrados em Apoio > Documentos.

 

Padronizar o campo “Data de emissão dos títulos” de caução dos contratos.

Parâmetro “1273 - Definir a opção padrão a ser utilizada no campo "Data de emissão dos títulos" nas configurações de caução do contrato.”. 

O parâmetro pode ser acessado em Segurança > Administração > Parâmetros, onde a opção poderá ser padronizada entre as opções “Data de vencimento” e “Data de cadastro do título”.

Permuta do Contrato:


Padronizar o “Documento para os títulos” de permuta dos contratos.

Parâmetro “204 - Código do documento para títulos a pagar referentes a permuta”. 

O parâmetro pode ser acessado em Segurança > Administração > Parâmetros, onde a opção poderá ser padronizada selecionando um Documento cadastrado com a configuração “Documento de permuta”. Os documentos são cadastrados em Apoio > Documentos.


Previsão Financeira do Contrato:


Padronizar o campo “Documento de previsão” nas previsões dos contratos.

Parâmetro “311 - Código do documento padrão para geração de previsões de contratos.”.

O parâmetro pode ser acessado em Segurança > Administração > Parâmetros, onde a opção poderá ser padronizada selecionando um Documento cadastrado com a configuração “Documento de previsão”. Os documentos são cadastrados em Apoio > Documentos.

 

Padronizar o campo “Indexador para a parcela” nas previsões dos contratos.

Parâmetro “1 – Código do indexador neutro.".

O parâmetro pode ser acessado em Segurança > Administração > Parâmetros, onde a opção pode ser padronizada selecionando um Indexador cadastrado no sistema. Os indexadores são cadastrados em Apoio > Indexadores > Cadastros.

Muita cautela ao fazer essa alteração, pois o indexador neutro afeta várias telas e cálculos ao longo do sistema.


Configuração do Contrato:


Padronizar a opção “Permitir alteração do fornecedor nas liberações de medições” nas configurações dos contratos.

Parâmetro “1274 - Definir a opção padrão a ser utilizada no campo "Permitir alteração do fornecedor nas liberações de medições" nas configurações do contrato.”.

O parâmetro pode ser acessado em Segurança > Administração > Parâmetros, onde a opção poderá ser padronizada entre as opções “Não permitir” e “Permitir somente para representantes”. A opção “Permitir para todos” não está disponível no parâmetro por se tratar de uma configuração sensível, que deve ser aplicada pontualmente apenas caso extremamente necessário.

Com isso, ao criar contratos, o campo “Permitir alteração do fornecedor nas liberações de medições” na configuração dos contratos será gerado de acordo com a configuração definida no parâmetro.

 

Padronizar o campo “Limite de dias para o registro de medições” nas configurações dos contratos.

Parâmetro “694 - Definir a quantidade de dias padrão a ser utilizado no campo "Limite de dias para o registro de medições" nas configurações do contrato.".

O parâmetro pode ser acessado em Segurança > Administração > Parâmetros, onde deve-se preencher o limite de dias desejado, podendo preencher entre 0 e 10000.

 

Padronizar o campo “E-mail a ser notificado” nas configurações dos contratos.

Parâmetro “875 - Endereço de e-mail que receberá a notificação prévia ao término do contrato.".

O parâmetro pode ser acessado em Segurança > Administração > Parâmetros, onde deve-se preencher o e-mail desejado para padronização.

 

 Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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