Como configurar o Sienge ID na sua organização, utilizando o Provedor Microsoft (Corporativo)

Atenção! Este tutorial se destina aos usuários que precisam configurar o Sienge ID e o seu e-mail pertence a uma organização que já está configurada com o provedor da Microsoft.

 

Passo a passo 

1) Conectando sua Conta com o Provedor Microsoft (Corporativo)

Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente
 

No primeiro acesso, você precisará dar consentimento para que a aplicação do Sienge possa acessar as informações básicas dos usuários da organização. 

 

Abaixo, estão listadas as permissões do consentimento (informações destinadas a profissionais de TI). Para mais detalhes, confira o site oficial da Microsoft. 

  • profile: permite obter os dados básicos do perfil do usuário logado, como nome, foto e nome de usuário. 
  • User.Read: permite listar todas as informações do usuário corrente, como informações básicas da empresa. 
  • User.ReadBasic.All: permite listar os dados básicos de todos os usuários do AD da organização, como nome, sobrenome, endereço de e-mail, extensões abertas e foto. 
  • offline_access: permite retornar tokens para acesso às informações citadas acima.


É possível revisar essas permissões e clicar em "Aceitar". É importante ressaltar que o aceite é obrigatório para que possamos acessar a lista de usuários e confirmar se eles pertencem à sua organização no momento do login, além de conhecer quais domínios estão homologados na organização. 


Caso você chegue na tela abaixo, será possível obter as informações do usuário para confirmar o cadastro. Além disso, vamos buscar os domínios da sua organização na Microsoft para atribuir com segurança as restrições de endereços de e-mail de pessoas pertencentes à organização. 



 

Ao clicar em "Criar conta" na tela acima, serão confirmados o seu usuário e a sua organização. Em seguida, você será redirecionado ao Sienge para ativar a integração e poderá convidar usuários para se cadastrarem na sua organização. 

 

Após estes passos, você será retornado para tela do Sienge, a qual iniciou o fluxo. 


2) Conectando sua Organização   


Para conectar sua organização, você poderá utilizar uma organização que seu usuário já tenha vínculo, ou cadastrar uma nova organização. 


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente
 

Ao clicar em “CONECTAR ORGANIZAÇÃO” será apresentada uma tela como abaixo:  


Interface gráfica do usuário, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente
 

Veja na imagem acima, que tem uma lista de organizações que o usuário tem vínculo, porém pode ser que não liste nenhuma Organização caso você esteja se conectando pela primeira vez no Sienge ID. Desta forma se não tiver listado nenhuma organização ou a organização listada não é a mesma que que deseja configurar nesta base, poderá clicar no botão “CADASTRAR ORGANIZAÇÃO”. 

Você será direcionado para o módulo de administração de organizações do Sienge ID. Veja abaixo como cadastrar uma organização. 


Interface gráfica do usuário 
Descrição gerada automaticamente com confiança média
 

Para cadastrar uma organização é bem simples, basta preenchera Razão Social / Nome e o CPF/CNPJ e após cadastrar, você deve escolher qual provedor de identidades irá utilizar, Microsoft (Corporativo), Google Workspace (Corporativo) ou  Sienge ID – Corporativo, caso sua empresa não utilize Microsoft.  

 

imagem 
 

 

Para configurar a organização com um provedor corporativo siga os passos descritos abaixo.


Login Microsoft Corporativo 

 

Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente
 


No primeiro acesso, o usuário precisará dar consentimento para que a aplicação do Sienge possa acessar as informações básicas dos usuários da organização. 

Abaixo, estão listadas as permissões do consentimento (informações destinadas a profissionais de TI). Para mais detalhes, confira o site oficial da Microsoft. 

  • profile: permite obter os dados básicos do perfil do usuário logado, como nome, foto e nome de usuário. 

  • User.Read: permite listar todas as informações do usuário corrente, como informações básicas da empresa. 

  • User.ReadBasic.All: permite listar os dados básicos de todos os usuários do AD da organização, como nome, sobrenome, endereço de e-mail, extensões abertas e foto. 

  • offline_access: permite retornar tokens para acesso às informações citadas acima. 

 

É possível revisar essas permissões e clicar em "Aceitar". É importante ressaltar que o aceite é obrigatório para que possamos acessar a lista de usuários e confirmar se eles pertencem à sua organização no momento do login, além de conhecer quais domínios estão homologados na organização. 

No processo de configuração da organização com Microsoft, os domínios já serão cadastrados automaticamente de acordo com as informações da organização Microsoft. 

 

Selecionando a organização cadastrada e configurada 


Após configurar o provedor de identidades corporativo para sua organização, poderá voltar na tela do Sienge, onde iniciou a configuração e seguir os passos abaixo: 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente 


Agora você poderá clicar no Botão “ATUALIZAR”, na tela acima, para exibir a organização que você acabou de cadastrar e agora clique sobre a organização para conectar ela a sua base. 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Teams 
Descrição gerada automaticamente 


Uma confirmação será necessária para fazer a conexão da sua organização conforme imagem acima. 

 

Após confirmar, basta ativar a configuração conforme descrito abaixo. 

 

3)Ativando a configuração  

 

Até este passo, você já fez toda configuração do Sienge ID, mas não estará disponível para os usuários da base a autenticação.  

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email 
Descrição gerada automaticamente 


E você poderá clicar em “ATIVAR CONFIGURAÇÃO”, para que seja disponibilizado o comando para Entrar com Sienge ID e o recurso para convidar usuários. 

 

Convite de Usuários 

 

Uma vez que a configuração está ativa, apenas uma vez você precisará acessar o cadastro de usuários do Sienge e enviar o convite para os demais usuários, veja neste tutorial como fazer isto.  

É importante relembrar que para convidar usuários, não é permitido que usuários utilizados por pessoas diferentes tenham o mesmo e-mail, seguindo a nossa recomendação aqui.  

 

 

Desativar o login local 

 

No menu de apoio na lateral esquerda da tela, clique na opção de configurações, conforme print abaixo, depois role até a sessão: “Modo de Login” e marque ou desmarque a opção que deseja aplicar e clique em salvar  
A opção relacionada ao Sienge ID e Login Microsoft é 'Habilitar login utilizando provedor de identidade externo'. 




Atenção!  Considerações
 e alertas:   


  • Nunca será possível desabilitar provedores externos e local, ao menos um deve estar ativo;
  • Se você está logado com provedor externo não poderá desabilitar o login com provedor externo e se estiver logado com provedor local, não poderá desabilitar o login com o provedor local;
  • As configurações para ativar e desativar os provedores no modo de login permanecerão disponíveis a todo momento. 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

 

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