Posso usar o meu próprio E-mail (Servidor SMTP)?
A resposta é sim, você pode optar em usar o seu próprio provedor. O Sienge possibilita esse modelo de configuração: abaixo detalharemos essa configuração. Utilizando esse modelo de configuração, o Sienge apenas entrega para o provedor, deixando o controle total do lado do cliente e provedor. Um ponto a ser mencionado refere-se às credenciais: o Sienge exige que o usuário tenha privilégios de administrador para alterar usuário/senha de e-mail no perfil do usuário, ou seja, ou o usuário se torna administrador (recomendamos que avalie) ou o administrador atual vai ser o responsável em cadastrar o e-mail e senha no perfil dos demais usuários.
Padrões de configuração
Configurações e exemplos Sienge x SMTP
No Sienge podemos ter quatro configurações ajustáveis, sendo três referentes ao modelo de envio e a última referente à confirmação de leitura. Embora o Siege permita a opção de confirmação de leitura, nem todas as soluções aceitam esse padrão; recomendamos que consulte antes da ativação.
Caso 1 - Uso SMTP Sienge e E-mail @sienge naoresponder@sistemas.sienge.com.br;
Caso 2 - Uso de domínio próprio como SMTP;
Caso 3 - SMTP de Cliente (a ser realizada pelo cliente, não envolve equipe de Datacenter Sienge);
Caso 4 - Confirmação de recebimento (leitura de e-mail);
Caso 5 - Destinatário oculto (BCC) ou visível;
Caso 1- Caso onde não é necessário que o cliente configura algo, apenas se mantém a configuração padrão. O Sienge usa o remetente naoresponder@sistemas.sienge.com.br. O e-mail no destino chega com a aparência do e-mail cadastrado, mas no fluxo interno de SMTP, utiliza-se a autenticação com o e-mail do Sienge.
Abaixo as evidências, configuração a nível do Sienge e modelo do recebimento:
- Configuração a nível de Sienge com Servidor SMTP Padrão (smtp.sistemas.sienge.com.br) e SPF marcado (Utilizar remetente compatível com SPF)
- Recebimento do e-mail (origem softplan - cadastro do usuário + naoresponder)
2- Uso do SMTP com e-mails de outro domínio. Neste caso, deve-se configurar a entrada de SPF, de forma a validar a autenticação, evitando questões de SPAM e outros fatores de segurança. Estando todas as configurações adequadas, o e-mail passa a ser o endereço do cliente, inclusive pelo aceite no SPF, isso se torna confiável no endereço de e-mail destino.
Abaixo as evidências, desde a configuração e e-mail recebido:
- Configuração a nível de Sienge (SPF) desmarcado
- Recebimento do e-mail (origem softplan - cadastro do usuário)
3- Utilização de SMTP Externo (essa opção não utiliza a estrutura de e-mails do Sienge). Neste caso, o usuário deve salvar o login/senha no seu cadastro.
- Configuração do Sienge, usar o SMTP e configuração que, além do TLS (Enviar e-mail com comando STARTTLS)
- Cadastro de usuário (remetente) - necessário autenticação
4- Esse parâmetro pode ajudar o cliente a enviar uma requisição de confirmação de recebimento. Importante frisar que essa função não é valida para todos os e-mails. No exemplo abaixo, testamos com suítes de Office365 e Google.
- Tela de configuração - Flag "Enviar confirmação de leitura de e-mail"
- E-mail recebido com a solicitação de confirmação
- Confirmado (clicando no “clique aqui”)
- Ausência do botão de confirmação no “gmail”
5- Configuração parametrizada a nível de rotina. Nessa opção podemos ou não deixar que o e-mail destinatário fique de forma visível. Pode-se optar pelas configurações BCC ou PADRÃO.
- Recebimento do e-mail destinatário exibido
- Parametro que mostra usuário destino (exibir destinatário)
- Recebimento do e-mail destino BCC (oculto por opção utilizada no envio)
- Parâmetro para ocultar destinatário
Esperamos que este artigo tenha ajudado!