Configurações de Envio de E-mail

Posso usar o meu próprio E-mail (Servidor SMTP)? 

A resposta é sim, você pode optar em usar o seu próprio provedor. O Sienge possibilita esse modelo de configuração: abaixo detalharemos essa configuração. Utilizando esse modelo de configuração, o Sienge apenas entrega para o provedor, deixando o controle total do lado do cliente e provedor. Um ponto a ser mencionado refere-se às credenciais: o Sienge exige que o usuário tenha privilégios de administrador para alterar usuário/senha de e-mail no perfil do usuário, ou seja, ou o usuário se torna administrador (recomendamos que avalie) ou o administrador atual vai ser o responsável em cadastrar o e-mail e senha no perfil dos demais usuários.

Padrões de configuração

Configurações e exemplos Sienge x SMTP

No Sienge podemos ter quatro configurações ajustáveis, sendo três referentes ao modelo de envio e a última referente à confirmação de leitura. Embora o Siege permita a opção de confirmação de leitura, nem todas as soluções aceitam esse padrão; recomendamos que consulte antes da ativação.

Caso 1- Caso onde não é necessário que o cliente configura algo, apenas se mantém a configuração padrão. O Sienge usa o remetente naoresponder@sistemas.sienge.com.br. O e-mail no destino chega com a aparência do e-mail cadastrado, mas no fluxo interno de SMTP, utiliza-se a autenticação com o e-mail do Sienge.

Abaixo as evidências, configuração a nível do Sienge e modelo do recebimento:


  • Configuração a nível de Sienge com Servidor SMTP Padrão (smtp.sistemas.sienge.com.br) e SPF marcado (Utilizar remetente compatível com SPF)

sienge-config1-1.png


  • Recebimento do e-mail (origem softplan - cadastro do usuário + naoresponder)


2- Uso do SMTP com e-mails de outro domínio. Neste caso, deve-se configurar a entrada de SPF, de forma a validar a autenticação, evitando questões de SPAM e outros fatores de segurança. Estando todas as configurações adequadas, o e-mail passa a ser o endereço do cliente, inclusive pelo aceite no SPF, isso se torna confiável no endereço de e-mail destino.

Abaixo as evidências, desde a configuração e e-mail recebido:

  • Configuração a nível de Sienge (SPF) desmarcado

sienge-config2-1.png

  • Recebimento do e-mail (origem softplan - cadastro do usuário)


3- Utilização de SMTP Externo (essa opção não utiliza a estrutura de e-mails do Sienge). Neste caso, o usuário deve salvar o login/senha no seu cadastro.

  • Configuração do Sienge, usar o SMTP e configuração que, além do TLS (Enviar e-mail com comando STARTTLS)

pedido-3-3.png

  • Cadastro de usuário (remetente) - necessário autenticação

pedido-3-4.png


4- Esse parâmetro pode ajudar o cliente a enviar uma requisição de confirmação de recebimento. Importante frisar que essa função não é valida para todos os e-mails. No exemplo abaixo, testamos com suítes de Office365 e Google.

  • Tela de configuração - Flag  "Enviar confirmação de leitura de e-mail"

pedido-sienge-config.png

  • E-mail recebido com a solicitação de confirmação

  • Confirmado (clicando no “clique aqui”)

  • Ausência do botão de confirmação no “gmail”


5- Configuração parametrizada a nível de rotina. Nessa opção podemos ou não deixar que o e-mail destinatário fique de forma visível. Pode-se optar pelas configurações BCC ou PADRÃO.

  • Recebimento do e-mail destinatário exibido

  • Parametro que mostra usuário destino (exibir destinatário)

  • Recebimento do e-mail destino BCC (oculto por opção utilizada no envio)

pedido-3-1.png

  • Parâmetro para ocultar destinatário

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

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