Boas Práticas - E-mail

Por que devo incluir a entrada SPF no meu DNS?

O SPF determina se um remetente tem ou não permissão para enviar em nome de um domínio. Se o remetente não tiver permissão para fazer isso, ou seja, se o e-mail falhar na verificação do SPF no servidor de recebimento, a política de spam configurada nesse servidor determinará o que fazer com a mensagem.
Se você deseja que o seu destinatário receba o e-mail, enviado a partir de estrutura fora do Sienge, com o seu domínio (@empresa.com.br), você precisa realizar a configuração indicada pelo seu provedor. Conforme citado, ela gera um vínculo de segurança entre a origem e o provedor de e-mail.

Desconsidere essa configuração se você usa o remetente (naoresponder@sistemas.sienge.com.br).

A configuração do DMARC influencia nas entregas de e-mail.

Qual a função do SPF?

Abreviação de (Sender Policy Framework), o SPF é uma tecnologia que auxilia na entrega de seus emails. O SPF é um forma de autenticação, que mostra aos provedores de e-mail que o servidor do qual sua mensagem foi disparada tem autorização para isso.
Para entender ainda mais a importância do SPF, vamos à uma explicação sobre como funciona a grande maioria dos provedores: provedores de email utilizam um sistema de pontuação para a entrega dos seus e-mails. Quanto maior a pontuação de sua mensagem, maiores serão as chances de ela ser marcada como spam.
À medida que suas mensagens passam a ser entregues na lixeira/caixa de spam, ou nem entregues, a reputação do seu domínio passa a ser menor e, com o tempo, pode acabar entrando em blacklists e não ter nenhuma mensagem entregue até que se regularize a situação de seu domínio.

DMARC ou DKIM podem bloquear a entrega de e-mails?

A resposta é sim, mas isso é devido à forma como o e-mail é entregue. Devido o Sienge ter o seu próprio provedor, o DMARC pode descaracterizar essa mensagem sendo oriunda de outro provedor. O DMARC padroniza a maneira como os destinatários executam a autenticação de e-mail; foi projetado para se integrar ao processo de autenticação de e-mail de entrada de uma organização.
O DMARC tem um papel muito importante: ele veio para somar junto ao SPF, adicionando ainda mais segurança nas entregas de e-mail. Porém, como o Sienge utiliza um provedor para envio de e-mails, ao chegar o e-mail no seu provedor, estando o DMARC ativo, ele pode descartar, isso devido como foi concebida a tecnologia.

Qual a função do DMARC ou DKIM?

DMARC, que significa (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance), é um protocolo de autenticação de e-mail. Ele aproveita os protocolos SPF e DKIM, além de adicionar uma função de relatórios, que permite aos remetentes e destinatários melhorar e monitorar a proteção do domínio de e-mails fraudulentos.
Na prática, o DMARC fornece instruções de ação para servidores de e-mails em casos de ataques e de falhas de autenticação.
O sistema DKIM (DomainKeys Identified Mail) é uma forma de autenticação por e-mail que adiciona assinaturas de criptografia digital para as mensagens de correio eletrônico.Isso garante que o e-mail vem de uma fonte confiável e que ele não foi alterado ou forjado no período de trânsito entre os servidores de envio e de recebimento.


Veja as Configurações de Envio de E-mail clicando aqui!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.